segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Notícias do Equador

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto"

Evangelho segundo S. João 12,24-26.

Ontem falei com os Grãozinhos por telefone. Os ânimos da viagem já assentaram, a mala da Inês já chegou, a missão já foi "desenhada" e o trabalho já começou.

Noto que começam a falar mais pausadamente ao telefone, o que é muito curioso: a serenidade e a paz que lá se sentem têm este primeiro sinal, só perceptível para quem está do lado de cá da linha.

A Katy vai começar esta semana a dar consultas no Posto médico de Guadalupe, da parte da manhã, para suprir as carências de médicos locais em alturas de Verão. O André, a Ana, a Inês, a Leonor e a Catarina vão todas as manhãs até à Caritas, na capital, São Tomé, trabalhar com cerca de 25 crianças, 10 das quais bebés, animando, dando apoio, ajudando no que é preciso. As carências - logísticas e outras - são mais do que muitas.

À tarde, o trabalho é nas Roças: desde Plancas II, ondé o Grão já foi plantado no ano passado, passando por Plancas I , Morro Peixe e Santa Luzia. Dois a dois, lá vão identificando as maiores necessidades de cada Roça e direccionando as forças para as suprir.

Infelizmente, ainda não pode iniciar-se o trabalho na Cadeia Central, por motivos de burocracia local, mas os Grãozinhos não páram e vão também dar início a um ATL, em Guadalupe, para dar apoio às crianças e ocupá-las da parte da tarde.

Deixo estas notícias para que se sintam mais próximos deles, tendo-os deixado partir.

Na certeza de que voltam com os olhos brihantes de novidadades, mais inteiros como pessoas, e, sem dúvida, muito mais felizes...



Joana